Artigos 
e Frases

Recado para quem está pensando em se separar de um narcisista perverso

Narcisistas são altamente inteligentes e quase imbatíveis quando desejam alcançar os seus intentos. Abusam de suas capacidades de manipulação, buscando convencer a todos sobre o que quiserem. Por isso mesmo, atenção redobrada ao tentar se separar. Eles incansavelmente tentarão ludibriar as pessoas ao redor com conversas melodramáticas, dando detalhes sobre o quanto você é mal agradecido ou emocionalmente desequilibrado, podendo mentir, acusar e distorcer os fatos a fim de obterem um olhar de benevolência para eles próprios e contra você.

Narcisistas jamais se percebem errados, mas injustiçados, e isso piora sobremaneira quando existe a ameaça de separação. Ficam extremamente enfurecidos e determinados a terem razão a qualquer custo. Como a maioria não possui remorso, qualquer reflexão sobre o que está acontecendo é praticamente impossível de ocorrer.

Na hora da separação, você terá de estar totalmente lúcido e fortalecido para não cair nas possíveis armações. Todas visarão a sua desmoralização, na intenção de recolocá-lo de volta em cárcere e fazê-lo perder o controle. Quando o narcisista percebe que não tem mais chances, a sede de vingança o enlouquece.

Se você despertou e escolheu se separar, a primeira dica é manter-se em silêncio até que a sua decisão esteja nas mãos de advogados ou até que tenha uma estratégia concreta para que a ruptura efetivamente aconteça. Jamais cogite ter uma conversa amigável imaginando que isso poderia facilitar… Ele não é seu amigo.

A melhor coisa a se fazer é "se fingir de morto", ou seja, deixar que ele fale o que quiser, afinal, a essa altura você deverá ter a clareza de que ele é apenas um filme antigo que passou. A realidade irá confirmar os fatos e o que verdadeiramente importa é você poder seguir em frente se ganhando de volta, consciente de que não faz mais parte dessa história macabra. A sua maior proteção é a incorruptibilidade que o seu estado de lucidez promove.

💎 Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud

Fases do transtorno bipolar

Euforia

Nesta fase, além da sensação de excitação constante, milhões de ideias vem e vão. Parece que tudo passa pela mente de modo divino, lúcido e cristalino. A visão é de que tudo dará certo.

Adoecidos pela mania/euforia, experimentam a vida como reis e rainhas, alucinem ter o poder para organizar e construir tudo, e são acometidos por inúmeros pensamentos e ideais imaginários em relação às pessoas com quem convivem. É nessa fase que dizem "eu te amo" e fazem promessas e juras de amor.

Depressão

De modo contrário à fase de euforia, nesta fase a pessoa que antes estava feliz e de bem com a vida gradativamente muda de humor. O que era ótimo começa a decair e o bipolar se sente distanciado da realidade a ponto de não estar mais de acordo com quase nada. Tudo perde o sentido.

Ele se sente diante de um mundo cinza, onde é necessário ficar a espreita para se defender das pessoas e supostas ameaças. Muitos se jogam na cama sem vontade de viver, sentem que não pertencem e desistem de fazer qualquer coisa, podendo oscilar entre isolamento e agressividade.

Por não compreenderem que as histórias se repetirão enquanto não derem andamento aos cuidados específicos necessários, muitos acabam estragando relacionamentos, rompendo com familiares e com o trabalho.

Bipolares precisam de ajuda terapêutica para terem um suporte acolhedor que os auxiliem na ruptura de padrão emocional que altera drasticamente a sua percepção da realidade. Fundamentalmente precisam validar que possuem o transtorno bipolar, entendendo que este diagnóstico não é o fim do mundo e pode ser devidamente tratado.

Tratar devidamente do Transtorno Bipolar não é problema, é solução.

💎 Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud

1 2 3 54
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram