Artigos 
e Frases

Quem se recuperou de um relacionamento abusivo precisa de cuidado redobrado para não ficar ativado em situações que nada tem a ver com os fatos ocorridos anteriormente.

Sempre comento com meus pacientes que anos após o resgate de si mesmos é que irão se dar conta da real dimensão do que passaram enquanto estiveram sequestrados por predadores emocionais em relacionamentos tóxicos.

Os resgatados precisam de cuidado redobrado para não ficarem ativados em situações que absolutamente nada tem a ver com os fatos ocorridos anteriormente. Inúmeras vezes situações corriqueiras ainda poderão acionar nessas pessoas gatilhos, aceleração cardíaca, angústia, tremores, sensações de queimação na área do peito, barriga, estômago, entre outras. Tudo isso porque os sistemas físicos e a alma ainda não se recuperaram plenamente dos traumas que esse tipo de relação devastadora promove.

Quem passou ou está passando por situações abusivas sabe o que isso significa e como todo o tipo de ajuda se faz necessária. Nesses casos, é importantíssimo um processo terapêutico para que a total recuperação ocorra.

Terapias de reprocessamento cerebral como EMDR e Brainspotting tem a capacidade de colocar o paciente em várias situações que foram danosas a fim de serem redimensionadas, tecendo uma espécie de colcha de retalhos sobre todo o ocorrido, extravasando, ao mesmo tempo em que reescreve as emoções e pensamentos disfuncionais que ficaram nas situações traumáticas. Isso modifica a compreensão de memórias danosas, fortalecendo e resgatando recursos pessoais até que se chegue na cura emocional. Pensamentos, sentimentos e crenças antes mal focados conseguem definitivamente realizar o seu fluxo contínuo como se fosse um rio límpido correndo livre, sem desvios ou quaisquer outros impeditivos.

💎Quanto mais despertos, melhor!

Silvia Malamud

1 2 3 33
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram