É necessário reprocessar conteúdos emocionais para que uma mudança efetiva aconteça.

Uma emoção forte - se representar ameaça, conforto ou segurança ao sistema de sobrevivência - poderá ser ampliada ou bloqueada inconscientemente pelo cérebro. O caminho que esta informação percorre será armazenado criando um padrão de memória que ativa determinados tipos de reações. Depois de algumas repetições deste caminho, um simples gatilho em nossos sistemas desencadeará o mesmo comportamento e, com o passar do tempo, se tornará cada vez mais rápido e mais automático.

Como exemplo, podemos observar alguém que, dependendo da atitude de um outro, rapidamente se transforma num submisso, aceitando o que for para não perder o suposto vínculo afetivo… Certamente que um ou alguns desses gatilhos inconscientes foram acionados. Isso também acontece nas compulsões, medos e fobias.

Nesses casos, as terapias de reprocessamento cerebral como #EMDR e #Brainspotting fazem toda a diferença, pois ajudam a reprocessar conteúdos emocionais de difícil acesso. Na minha pratica terapêutica esse tipo de acesso faz toda a diferença para que as mudanças almejadas definitivamente aconteçam.

????Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram