Lavagem cerebral é uma doutrinação no pensamento e no modo de ser das pessoas, reeducando-as para que funcionem de acordo com o que se espera que sejam.

Métodos agressivos de persuasão, como imposição autoritária, inversão de verdades e inserção de culpas, costumam servir como regras básicas de tortura e lavagem cerebral, colocando as vítimas em situação de clausura.

Abusadores e narcisistas usam dessa agressividade com a finalidade de persuadirem suas parcerias a silenciarem suas autodefesas, vencendo-as pelo cansaço, abalando sua autoestima, levando-as à dependência emocional a ponto delas duvidarem de suas capacidades inatas de discernimento.

As vítimas permanecem numa espécie de torpor psicológico que as impedem de ver com clareza onde e como estão. Acabam se convencendo de que não vão dar conta de terem vida própria, com pensamentos livres e independentes. São induzidas a pensarem que não serão capazes de se auto-gerenciarem sem seus abusadores, distanciando-se de tudo o que pode significar ser você mesmo. Parece historia de ficção, mas infelizmente não é. Você já passou por algo assim?

????Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram