Reações emocionais desmedidas e reprocessamento de subpersonalidades

O que você aprendeu como perigo desde o momento em que foi concebido fica registrado como ameaça em sua máquina cerebral. Reações emocionais desmedidas são associações que o seu cérebro faz quando detecta algo da realidade que pode afetar seu sistema.

Todas as reações emocionais intensas, sejam elas de extroversas ou introversas, advém das nossas subpersonalidades, alter-egos ou o que seja que tem um entendimento sobre perigo eminente muito diferente desse nosso eu de agora e da realidade adulta, que é o eu condutor-executivo. Por mais incrível que isso possa parecer, todos nós temos inúmeros desses aspectos em plena vigência dentro do nosso psiquismo. Para acioná-los, basta ativar algum botão de associação direta com algum perigo já vivenciado, que o nosso mecanismo de defesa e de sobrevivência virá de modo cego para nos defender.

Somos assim: um “eu” que visa e prima ser ciente de si mesmo ao mesmo tempo que carrega vários e diferentes aspectos, percepções e ilusões sobre a realidade distorcidos. O processo de acesso e de dessensibilizar o funcionamento destes diferentes “eus” é um trabalho quase que mecânico feito em terapia cerebral. Digo quase que mecânico porque envolve, inclusive, reprocessamento de emoções reais, porém descabidas no momento. Não cuidar dessas reações emocionais excessivas, além de ativar o sistema físico levando ao estresse e a possíveis doenças recorrentes, pode danificar ainda mais a confusão do olhar trazendo muito sofrimento desnecessário.

Quando o discernimento e o reprocessamento dessas subpersonalidades ocorrem, há consciência maior de que atitudes e crenças são os verdadeiros donos absolutos dos cenários de vida, não havendo mais espaço para vitimizações. Com isso, mudanças de padrões e responsabilização por tudo o que se cria passam a imperar.

A partir disso, podemos efetivamente mudar padrões de funcionamento em todas as áreas da vida. Após a terapia de reprocessamento cerebral, exercitar a fórmula "mágica" de repetição, foco e consciência no que se faz facilita a transição do estado de piloto automático para o novo estado de consciência. Podemos deixar de ser robôs de nós mesmos, resultados passivos de uma história de vida que nos molda e que nos moldou muitas vezes à nossa revelia. Ter ações deliberadamente conscientes e de acordo com os reais propósitos de alma está nas mãos das pessoas que tem coragem, ousadia e humildade se reverem. Por mais que almejemos mudanças na vida, elas sempre causam medo. Sair do lugar conhecido e ousar é para poucos, mas dentro de nós sempre temos a chave que abre todas as portas. Poder olhar a vida e a si mesmo por uma perspectiva diferente traz benefícios incalculáveis. Já que estamos todos atados nessa grandiosa aventura terrestre, por que não sair do lugar que entristece e restringe ousando se conhecer e abrindo espaço para viver de modo diferente e melhor do que o usual?

???? Quanto mais despertos, melhor!

Silvia Malamud

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram