Gaslighting

O Gaslighting é uma ardilosa forma de abuso psicológico onde informações são distorcidas ou seletivamente omitidas no intuito de favorecer o abusador e fazer a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade.

A peça teatral “Gaslight” de 1938 e suas adaptações para o cinema, lançadas em 1940 e 1944, motivaram a origem do termo por causa da manipulação psicológica sistemática utilizada pelo personagem principal contra a vítima. A esposa percebe com precisão o escurecimento das luzes e discute o fenômeno, mas o marido insiste que ela está apenas imaginando uma mudança no nível de iluminação.

O termo “Gaslighting” é utilizado desde 1960 para descrever a manipulação do sentido de realidade de alguém.

Cada vez mais psicólogos estão entendendo a amplitude deste tipo de manipulação perversa e percebendo que muito do que os pacientes passam na atualidade não vem só dos seus mundos internos, como anteriormente era observado. Situações externas, sequenciais e adversas desta ordem existem e podem ser devastadoras na vida das pessoas. O Gaslighting pode impactar o emocional das vítimas de modo bastante perturbador, podendo haver sequelas que necessitem ser tratadas psicologicamente e não poucas vezes com psiquiatras. Algumas vezes ainda, os danos chegam a causar doenças físicas.

????Quanto mais despertos, melhor!

Silvia Malamud

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram