Nossos sistemas internos aprendem desde a mais tenra idade os mais diversos mecanismos para darmos conta de tudo que de algum modo nos aflige.

Com o tempo, depois de alguns aprendizados, ao primeiro sinal de perigo, instantaneamente e de modo quase automático, a nossa máquina cerebral escaneia e escolhe as ações que entende serem as mais adequadas em prol da nossa sobrevivência e segurança pessoal.

O problema começa quando essas soluções antigas não mais dão conta de solucionar questões da realidade atual, causando alguma perturbação. Esse é o momento-chave para se buscar ajuda terapêutica, uma oportunidade de se reeditar, entrar em contato com questões do passado que deram início aos conflitos que afetam o presente.

Costumo dizer que é o tempo de se fazer uma viagem àquela casa antes enorme para, depois de reprocessar os conteúdos, poder vê-la em sua real dimensão. Deste modo podemos voltar a lugares e ambientes emocionais antes difíceis reprogramando e atualizando nosso software, ou seja, nossos tamanhos e potências.

????Quanto mais despertos, melhor!

Silvia Malamud

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram