Psicopatas estão por aí afora

Atenção! Psicopatas estão por aí afora. É comum que o psicopata priorize algumas fantasias sobre circunstâncias reais - isso porque sua personalidade é narcisista e ele quer ser admirado. Tende a adaptar a realidade à sua imaginação, ao seu personagem do momento e atua no meio com sucesso, propondo a todos a sensação de que estão, de fato, em frente a um personagem verdadeiro.

O psicopata diz o que convém e o que se espera para cada circunstância. Ele pode mentir com a palavra ou com o corpo, quando simula e teatraliza situações vantajosas para ele, podendo fazer-se arrependido, ofendido, magoado, simulando tentativas de suicídio, etc. Ele mente sabendo que está mentindo, pois não se importa, não tem vergonha ou arrependimento, nem sequer sente desprazer quando mente. E mente, muitas vezes, sem nenhuma justificativa ou motivo.

Atente para conhecê-los melhor:

- Impulsividade e baixo limiar de tolerância às frustrações, refletindo-se na desproporção entre os estímulos e as respostas, ou seja, respondendo de forma exagerada diante de estímulos mínimos e triviais. Por outro lado, os defeitos de caráter costumam fazer com que o psicopata demonstre uma absoluta falta de reação frente a estímulos importantes.

- Personalidade Defensiva: impõe a responsabilidade do que lhe acontece às outras pessoas ou ao mundo externo. Alguém sempre é culpado pelo seu erro. Coloca-se como perfeito e os outros como maus e falsos. Nunca assume a responsabilidade pelo seu comportamento pessoal. Costuma dramatizar situações na finalidade de provocar culpa no outro, tentando sensibilizá-lo e com isso controlando o seu comportamento.

💎 Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram