Pais narcisistas não permitem que as crianças sejam crianças e elas, muito antes do tempo, se tornam pequenos adultos sem espontaneidade.

Pessoas que nascem dentro de sistemas parentais abusivos desde muito cedo são doutrinadas a cuidarem dos conflitos emocionais dos seus cuidadores, num pacto inconsciente em busca de uma mínima segurança afetiva.

Na medida em que as infâncias vão sendo roubadas, as crianças aprendem a ficar atônitas e atentas aos humores dos pais, e na sequência, das pessoas com que vão se relacionando. Medo, vergonha e inibição são notas fortes dentro deste esquema. Essa realidade não permite que crianças sejam crianças e, muito antes do tempo, se tornam pequenos adultos, perdendo a espontaneidade.

Apenas quando rompem com a corrente que os aprisionam, num grito de sobrevivência máxima, aprendem que podem dizer não, que podem sentir o que for com segurança e se bancar sem a ameaça da reprovação e sem a necessidade de prestar contas.
???? Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram