O resgate em relacionamentos abusivos ocorre quando as vítimas despertam e entedem que a baixa qualidade de vida que passam está longe de ser saudável.

Alguns pacientes chegam até mim querendo acreditar que existe amor onde não existe respeito e que existe respeito onde não existe admiração, mas um é efeito e consequência do outro. Um não existe sem o outro.

O resgate em relacionamentos abusivos, portanto, ocorre quando as vítimas despertam e, mesmo que de modo ainda difuso, entendem que a baixa qualidade de vida que passam está longe de ser saudável. É neste precioso momento que iniciam a reconquista de si mesmas, iluminando as suas estruturas saudáveis que sempre estiveram presentes, mas que pouco a pouco foram minadas por meio das manipulações e acuamentos diversos.

Este é um processo que requer uma profunda visita interior, onde muitas vezes se lida com questões que envolvem a alteridade e a aceitação das diferenças entre o que se é e o que o outro é, e - o principal - o que fazer a partir deste discernimento, quais escolhas e quais atitudes tomar quando a lucidez e a autoestima voltam a imperar no sistema.

???? Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram