Você acredita em amor ideal? Amar não é e nem precisa ser igual para todos.

Muitos acreditam cegamente no amor romântico e idealizado e, nessa busca desenfreada, acabam por entrar em relacionamentos abusivos.

O amor idealizado nunca de fato chega a existir no mundo da matéria. Embora a maioria insista em acreditar que sim, as evidências da vida mostram que a nossa felicidade nunca poderá estar nãos mãos de ninguém. Ao longo da história, podemos observar diversas variações sobre o que pode significar o amor e os laços afetivos. O amor ideal, portanto, é uma invenção e uma convenção social que pode ser questionada e reinventada de acordo com a individualidade de cada um.

Amar não é e nem precisa ser igual para todos, assim como ter um relacionamento afetivo não é exemplo de felicidade. Ninguém garante isso e o que mais recebo em meu consultório são pessoas vítimas de abusadores que, apesar de todo o mal-estar sofrido, ainda acreditaram que relacionamentos terríveis dessa ordem poderiam magicamente se transformar em relacionamentos ideais - um grande engano que adoece quem antes não era adoecido.

As nossas questões emocionais e existenciais não se resolvem com o uso de "muletas" externas. A viagem da transformação interior sempre começa dentro e não fora. A vacina e o antídoto mais eficientes contra o auto-engano e o abuso emocional estão no conhecimento sobre o tema, no autoconhecimento, e quando necessário, em uma boa terapia.

????Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram