Sistemas abusivos nos levam ao esquecimento profundo de quem somos.

Ao longo da vida, a maioria de nós, passivamente e sem questionamento algum, sequer desconfia que o modo como sentimos ou pensamos pode ter sido totalmente alterado por outros sistemas de valores e crenças muito diferentes do que poderíamos ser. Mais do que se imagina, inúmeras pessoas são submetidas a potentes forças de persuasão e coerção, nem sempre as identificando como tais, correndo o risco de se esquecerem por completo e de viverem como autômatas.

A lavagem cerebral faz uma espécie de doutrinação cega no pensamento e no modo de ser das pessoas, reeducando-as para que funcionem de acordo com o que se espera que sejam. Para tal, métodos agressivos de persuasão, imposição autoritária, inserção de culpas, assédio moral, inversão de verdades, gaslighting e outros da mesma ordem costumam ser aplicados.

Em relacionamentos com abusadores e narcisistas perversos, os métodos não são nada distantes disso. Eles usam da agressividade com a finalidade de persuadirem as vítimas a silenciarem suas defesas, vencendo-as pelo cansaço, até que consigam sua dependência emocional.

Com isso, as vítimas vão sendo inseridas em situações de clausura, posto que com o tempo, não mais conseguem viver a própria vida distantes dos abusos. Permanecem numa espécie de torpor psicológico que as impedem de ver com clareza onde e como estão. Acabam se convencendo de que não vão dar conta de terem vida própria, com pensamentos livres e independentes. Mesmo quando sabem que sofreram abusos, muitas passam a acreditar que não serão capazes de seguir adiante com a própria vida sem estarem atadas aos seus algozes. Parece história de ficção, mas infelizmente não é.

????Quanto mais despertos, melhor!

Silvia Malamud

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram