Ser uma pessoa briguenta e estar consecutivamente envolvida em discussões pode ser mais danoso para sua expressão no mundo do que você possa imaginar.

Os sentimentos subliminares que vem das brigas crônicas, além de gerar enorme mal-estar, levam a reações defensivas e indevidas para lidar com este tipo de estresse. O problema é que, se você sente que nunca é ouvida, por exemplo, como reação para a vida afora, você pode ir com uma crença infundada de que não vale nada, de que é insignificante e por aí vai… E como reflexo, você pode tentar se impor a qualquer custo ou se isolar por achar que não vale a pena sequer tentar colocar a sua opinião. Se você observar, verá que nas duas soluções, o pano de fundo que rege tal movimento é a angústia.

Situações danosas dessa ordem, indubitavelmente, geram reações indesejáveis e podem te deixar atado a elas como robôs, como se um "eu" percebesse um padrão de funcionamento e se sentisse impotente por não conseguir mudar.

Nesse caso, se você não fizer nada a esse respeito, invariavelmente repetirá esse mal-estar constantemente. Os cenários mudam, mas nosso sistema de sobrevivência, a nossa máquina cerebral, se não fizer um bom trabalho de reprocessamento e de ressignificação, continuará fixo no padrão de funcionamento aprendido.

????Quanto mais despertos, melhor!
Silvia Malamud

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram